sábado, 18 de julho de 2009

Continuará sempre a haver quem me surpreenda pela positiva

Hoje voltou a ser dia de itinerâncias em Santa Vitória do Ameixial. Tal como ontem tinha actuado a Banda de Veiros, hoje foi a vez do Rancho de Evoramonte.

Coincidente com a sardinhada da ADERE resultou num convívio bem passado, numa tarde que se mostrou agradável.

No âmbito de dar a conhecer os candidatos da CDU à Câmara Municipal lá apareceram o dr. Jorge Pinto, a dra. Carla Cabanas, o Rui Fonseca e o Rogério Correia para lancharem e meter um pé de conversa com os presentes.

Tinhamos combinado o lanche há uns dias atrás e, curiosamente, foi a primeira vez que tive oportunidade de ter uma amena cavaqueira com a Carla e o Rui.

O Rogério, como em todas as freguesias do concelho, sente-se como peixe na água, conhece quase toda a gente e quase toda a gente o conhece. Santa Vitória do Ameixial não é excepção.

O Jorge é em Santa Vitória do Ameixial, por diversas razões, conhecido por muita gente pelo que também ele esteve à vontade.

A minha surpresa é outra.

Se já conhecia o Rui de pequenino (outros tempos) só muito recentemente voltei a (re)conhecer o Rui. Aliás, já em conversa com a mãe, não há muito tempo, lhe dizia que se o visse não sabia quem era.

Também a Carla já a tinha visto de certeza só que não me lembrava. A minha memória para as caras e para os nomes é uma desgraça há muitos anos.

No último mês (mais ou menos) encontrei-me com os dois. E fiquei a conhecê-los muito pouco. As circunstâncias não permitiram melhor.

Pois é. Fiquei espantado com a forma de pensar e de abordar os assuntos de que falámos.

Nota-se claramente um sentimento bom, uma consciência clara sobre diversas matérias, uma maneira de estar na vida e nas coisas de quem, sem pretensionismos, quer algo melhor.

E vindo de quem vem, de jovens com 25 e 22 anos, é uma surpresa ainda mais agradável.

Sempre defendi a importância de trazer gente nova porque nós, a geração de Abril, regra geral (eu sou uma excepção mas por muito pouco tempo), já passou dos cinquenta e há que dar continuidade a princípios, a ideiais, a valores, que serão determinantes no futuro.

Nunca me passou pela cabeça que, de uma acentada, fizéssemos uma renovação tão profunda e com tamanha qualidade, e não só nos candidatos para a Câmara Municipal.

Porque há outros jovens que estão aí.

Penso que a CDU já ganhou a aposta, porque apostou na juventude.

A partir de Outubro, com a CDU, Estremoz voltará ao caminho certo.

E não há "salvadores da pátria" que, desta vez, o impeçam.
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR