domingo, 19 de julho de 2009

POR SER COMUNISTA

O Director do Diário de Notícias, João Marcelino, escreveu sobre o Jardim e a sua proposta de acabar com o PCP.

E há que reconhecer que o fez com alguma seriedade.

Foi assim que - surpreendentemente - João Marcelino descobriu e escreveu que «o Partido Comunista Português é um partido democrático» - «novidade» que, é certo, os comunistas portugueses já conhecem há mais de 88 anos, mas que vinda de quem vem não deixa de ser novidade...

Prosseguindo, o Director do DN escreve que «basta reler o Programa do PCP, disponível na Net, para não ter dúvidas sobre isso» - afirmação também digna de resgisto, porque significa que João Marcelino, certamente pela primeira vez (apesar daquele «reler»...), leu o Programa do PCP e, por isso, nessa matéria, pela primeira vez falou com conhecimento de causa.

Seria óptimo - isto digo eu - que os leitores do DN seguissem a sugestão do Director do jornal e fossem à Net ler o Programa do PCP, de forma a ficarem a saber, de fonte fidedigna, o que os comunistas pensam, qual o seu conceito de democracia, qual o projecto de sociedade que defendem para Portugal - se assim fizerem é mais do que certo que se libertarão de muitos dos preconceitos anticomunistas que tanto têm alimentado os inimigos da democracia.

Onde o Director do DN continua enganado - e, lamentavelmente, a enganar os leitores - é quando fala do PCP... sem conhecimento de causa.

Por exemplo, quando escreve que o Programa do PCP, agora - e supostamente ao contrário do que antes acontecia - defende a democracia, as liberdades, o sufrágio universal, o pluripartidarismo, etc.

Isto é: segundo João Marcelino, o PCP é, agora, democrático porque mudou, porque já não é comunista: «O PCP já só é comunista no nome e na utopia igualitária - ou seja, felizmente evoluiu».

Ora, se o Director do DN quiser prosseguir a notável experiência de, no que respeita ao PCP, só falar com conhecimento de causa, verificará que já o Programa do PCP, aprovado no VI Congresso do Partido, em 1965 , defendia a democracia, as liberdades, o sufrágio universal, o pluripartidarismo, etc

Verificará, também, que nesse tempo em que o fascismo oprimia e reprimia Portugal e os portugueses, lutar pela democracia, pelas liberdades, pelo sufrágio universal, pelo pluripartidarismo, etc, tinha como consequências inevitáveis a perseguição, a prisão, a tortura, muitas vezes a morte.

Verificará, ainda, que nesse tempo - nesses longos e terríveis 48 anos de fascismo - os comunistas estiveram sempre na primeira fila da luta contra o fascismo, pela democracia, pelas liberdades, pelo sufrágio universal, pelo pluripartidarismo, etc. - e verificará mais: que nessa primeira fila da luta, os comunistas estiveram muitas e muitas vezes sozinhos; e que eram militantes comunistas a imensa - imensíssima! - maioria dos perseguidos, dos presos, dos torturados, dos assassinados pelo fascismo.

Verificará, finalmente, que a luta do PCP pela democracia, pelas liberdades, pelo sufrágio universal, pelo pluripartidarismo, etc, foi sempre parte integrante da luta mais vasta dos comunistas pela construção em Portugal de uma sociedade liberta de todas as formas de opressão e de exploração; uma sociedade livre, justa, solidária, fraterna, pacífica: a sociedade socialista e comunista.

Assim sendo, se o Director do Diário de Notícias quiser prosseguir o louvável caminho de só falar do PCP com conhecimento de causa, facilmente descobrirá, um dia destes, que o PCP é um partido democrático não por ter deixado de ser comunista, mas precisamente por ser comunista.

 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR