sábado, 20 de dezembro de 2008

Os estudos de Eugénio Rosa

Saíu mais um estudo de Eugénio Rosa cujo título é O governo aumenta o capital da CGD para poder fazer desaparecer os prejuízos do BPN e reduzir o défice orçamental, publicado no Resistir.info.

É de extrema importância a leitura dos seus estudos que põem a nu muitas das medidas anunciadas pelos governos ou, simplesmente, analisa de forma prática, simples e directa muitas das questões que têm a ver com o nosso dia a dia.

Há muito que leio os seus estudos, com a atenção que os mesmos merecem. A sua experiência de longos anos como economista na CGTP deram-lhe uma capacidade de análise extraordinária, nomeadamente no que diz respeito aos trabalhadores, na denúncia das medidas que contra eles têm sido tomadas ao longo de mais de 30 anos de políticas de direita.

No seu livro de 2006 publicado pela Editorial Caminho, Uma Nova política Económica ao Serviço das Pessoas e de Portugal, escreveu, no prefácio, Mário Murteira (Professor catedrático de Economia jubilado – ISCTE):
"O presente livro reúne preciosa informação sobre a actual situação da economia portuguesa e permite um diagnóstico detalhado sobre as causas da conjuntura preocupante e, aparentemente, sem saída à vista, que o país atravessa. É de salientar, desde logo, que não se trata «apenas» duma recessão económica. A palavra apropriada é crise, à escala da sociedade no seu todo, ainda que os economistas mais puros recusem, com o grande pudor que lhes é próprio, utilizar esse termo. Embora não nos situando no mesmo quadrante ideológico do autor, partilhamos as suas preocupações, e julgamos que este livro, sendo orientado para o grande público e baseado em exaustiva informação estatística, poderá contribuir de forma importante para a nossa melhor consciência do «estado da nação»."

Mais estudos poderão ser encontrados aqui ou aqui. Tenho ainda disponíveis links para os estudos mais recentes na secção "Ideias e estudos".
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR