sexta-feira, 16 de outubro de 2009

A LUTA CONTINUA!

A fome é uma das imagens de marca do capitalismo - a par do desemprego, da exploração, das desigualdades e injustiças sociais, da guerra, do crime... - e o aumento crescente do número dos que passam fome é uma consequência inevitável da evolução do capitalismo.

Daí que não haja razões para surpresas face aos números ontem apresentados pelo relatório da FAO (Organização da ONU para a Agricultura e a Alimentação), que nos fala da existência no mundo de «mais de mil milhões de esfomeados» - e que nos diz que «o número de pessoas que passa fome é hoje o mais elevado de sempre».

Ou seja: nunca, como hoje, houve tantas pessoas - homens, mulheres, jovens, crianças - a passar fome.

Nunca, como hoje, tantos seres humanos viram ser-lhes negado o mais elementar de todos os direitos humanos: o direito à alimentação.

E se à negação deste direito humano juntarmos a negação de um outro - o direito à saúde - também não há razões para surpresas com os números:

todos os dias morrem, à fome e por falta de cuidados básicos de saúde, cerca de 60 mil pessoas, em grande parte crianças.

Enquanto isto, a poderosa máquina mediática de propaganda apresenta-nos o sistema capitalista como o supra sumo da organização económica e social, o reino da democracia, da liberdade e dos direitos humanos... o fim da história...

E o grande drama, a grande tragédia, é que há milhares de milhões de cidadãos, incluindo muitos dos que passam fome, que acreditam nessa propaganda - e que, nos dias em que são chamados a votar, votam em quem, todos os dias, lhes rouba todos os direitos a que têm direito: o direito ao pão, à saúde, ao emprego, às reformas e pensões dignas, à justiça social...

Tudo isto a confirmar que é grande, difícil e complexa a tarefa que se coloca aos comunistas e aos seu aliados, no seu objectivo maior de liquidar o capitalismo e construir uma sociedade sem exploradores nem explorados, livre, justa, fraterna, solidária, pacífica - e, por isso, socialista, comunista.

Tudo isto a confirmar, também, que essa é uma tarefa imperiosa para todos os que consideram que cada ser humano, pelo simples facto de existir, tem direitos que ninguém tem o direito de lhe roubar.

E tudo isto a confirmar, ainda, o significado, o rigor, a justeza, o alcance da mais bela de todas as palavras de ordem: A LUTA CONTINUA!

 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR