quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Hoje há Avante!


DESTAQUES:

«Flexigurança» derrotada
A adaptabilidade dos horários, uma das ideias-chave da «flexigurança» que governos e patrões da Europa querem impor aos trabalhadores, perdeu uma importante batalha. Em resposta à greve, convocada para amanhã nas grandes superfícies comerciais, empresas e dirigentes patronais vieram negar publicamente que pretendam levar os horários de trabalho até às 12 horas diárias e 60 horas semanais.

Comunista firme e convicto
Manuel Guedes, cujo centenário se comemora, foi um dos destacados construtores do PCP. Membro da Organização Revolucionária da Armada, foi ainda protagonista da reorganização do Partido e passou quase duas décadas nas cadeias do fascismo. O seu exemplo e a firmeza das suas convicções permanecem hoje como motivo de orgulho para todos os comunistas.
Cimpor deve ser pública
O Governo deve intervir «imediatamente» para travar a compra da Cimpor pela CSN, que lançou recentemente uma OPA sobre a cimenteira portuguesa.
Punir o crime
Em interpelação sobre transparência nas políticas públicas, o PCP acusou o Governo de facilitar apropriação dos recursos públicos, submetendo-se ao poder económico.
Extinção de cursos
A Juventude Comunista Portuguêsa defende que só com a retirada de Portugal do Processo de Bolonha será possível um real investimento no ensino superior

A «luta das braçadeiras pretas»
A luta nos transportes continua actual, com os rodoviários do STCP a cumprir um dia de greve contra horários desumanos. Mais de 350 trabalhadores protestaram em Lisboa.
Resposta à ofensiva
Convocada pela Frente Sindical de Luta e com o apoio do PC da Grécia, a greve geral foi resposta dos trabalhadores aos planos anti-sociais do governo.
Venezuela sob ameaça
O presidente Chávez alertou para a preparação de uma agressão norte-americana contra o seu país.
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR