sábado, 26 de dezembro de 2009

Conhecer melhor o Paraguai. Vale a pena...

O Paraguai (em espanhol: Paraguay; em guarani: Paraguái), oficialmente República do Paraguai (República del Paraguay; Tetã Paraguái), é um país do centro da América do Sul, limitado a norte e oeste pela Bolívia, a nordeste e leste pelo Brasil e a sul e oeste pela Argentina. Sua capital é a cidade de Assunção. O Paraguai é um dos dois países da América do Sul que não possuem uma saída para o mar, juntamente com a Bolívia. Possui uma área de 406.750 km², um pouco maior que o estado brasileiro de Mato Grosso do Sul. O nome do país é derivado da palavra guarani paraguái, que significa "de um grande rio". O "grande rio" é o rio Paraguai, que divide o pais em duas regiões, Region Oriental e Region Occidental (ou Chaco).

Situado no centro-sul da América do Sul, o Paraguai possui extensa área plana no leste, onde se cultiva soja, o principal produto de exportação. A região de cerrado do Gran Chaco, a oeste, é usada para a pecuária. O rio Paraguai, que liga o norte ao sul, é a principal via comercial num país sem acesso ao mar. Vivem no Paraguai muitos brasileiros, os brasiguaios, que ocupam uma área cada vez maior junto da fronteira com o Brasil, fonte de tensão com os habitantes locais. As usinas hidrelétricas construídas em associação com o Brasil (Itaipu) e a Argentina (Yaciretá) fornecem energia abundante e barata ao país.

Para conhecer melhor, superficialmente, ler a parte restante na Wikipédia de onde o presente texto foi retirado.

Mas na minha opinião o mais importante tem a ver com as condições de vida do seu povo.

Com Fernando Lugo, pela primeira vez se abriram importantes perspectivas no seu desenvolvimento no plano humano.

Para a classe dominante, a perder previlégios, vale tudo. As parecenças com as Honduras é real.

Desde há algum tempo o fantasma de um golpe de estado anda no ar.

O Vermelho tem vindo a reproduzir um conjunto de artigos que ajudam a perceber a realidade deste país onde nasceu uma nova esperança.

Aconselho pela sua importância os seguintes artigos:

Também o PCB possui muita informação de denúncia sobre o que se passa no Paraguai, nomeadamente a reprodução, traduzida, do documentos do PC Paraguaio, de que se destaca este:

Uma situação que, para todos os que acreditam que o nosso mundo pode ser melhor para todos, deve ser seguida com atenção.

As manobras mais esquisitas vão acontecendo por lá. A técnica, bem lá no fundo, já a vivemos por cá.
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR