quarta-feira, 24 de junho de 2009

A minha lista

Por razões que não vêm a propósito não pude estar presente na apresentação dos candidatos da CDU às eleições legislativas, que se realizou em Évora no passado dia 21.

A primeira pessoa a quem perguntei qual era a lista disse-me que só conhecia o João Oliveira e o José Correia e a coisa ficou por aí. Procurei na internet e só me apareceram os nomes do João Oliveira e do Abílio enquanto mandatário.

Daí apenas ter colocado na postagem anterior a intervenção do João Oliveira e uma fotografia retirados do sítio da CDU.

Posteriormente vi na Rádio Diana FM a composição da lista e corrigi a referida postagem. Mas fiquei agradávelmente surpreendido.

Não é todos os dias que a CDU apresenta uma lista destas. Pela parte que me toca conheço todos os nomes apresentados.
E pelo que conheço só posso dizer: Excelente lista.

E passava a apresentá-los:

O João Oliveira é o actual deputado da CDU. Substituíu o Abílio no princípio do mandato, tarefa que não era fácil, mas o João portou-se lindamente. Esteve à altura e, apesar de muito jovem, mostrou trabalho e merece ser o cabeça de lista.
Conheci-o na última campanha eleitoral. A partir daí muitas vezes me encontrei com ele. É uma pessoa interessada pelos problemas e pela sua resolução.
Sobre o concelho acompanhou várias matérias mas destaco duas por razões diferentes: A luta da população de Veiros pelo direito a ter médico no seu posto médico e a necessidade da construção da Barragem de Frei Joaquim para abastecimento público. As razões porque escolhi estas matérias deve-se ao facto de a saúde ser um direito que tem sido muito atacado nos últimos anos e que se tem deixado degradar, tendente à sua privatização e que significaria o seu fim, ou à constante falta de água em diversas partes da cidade e não só, que novamente está a acontecer, e a que a ideia de futura privatização não é alheia, tendo bastado para tal que o calor apertasse um pouco.

A Ângela Sabino também a conheci melhor numa campanha eleitoral mas anteriormente. Substituíu o Lino de Carvalho, cujo trabalho ao longo dos anos foi unanimemente reconhecido por todos, devido ao seu falecimento prematuro. Uma tarefa mais difícil ainda que lhe calhou com vinte e poucos anos, mas também a Ângela se portou lindamente.
Mas antes disso já conhecia a Ângela, embora mal, uma vez que tem amigos em Estremoz desde os tempos da Universidade, e foi através deles que a conheci.
Também ela esteve à altura e merece ser a segunda. Porque não elegermos também a Ângela? Só depende de nós.

O José Correia conheço-o há muitos mais anos. Desde os tempos em que esteve envolvido com o Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços (CESP). Desde esses tempos que nos encontramos regularmente. Hoje é dirigente regional do STAL. É uma pessoa competente, capaz e séria. A sua posição inquestionável ao lado dos trabalhadores e dos seus interesses merece todo o respeito. Claramente um candidato dos trabalhadores que nesta lista nos representa com grande dignidade.

A Mariana Chilra conhecia das lides autárquicas e da sua preocupação permanente no conhecimento das matérias. Embora só a conheça há poucos anos também me merece toda a confiança. Foi uma boa aposta e sei que se pode contar com ela para os combates que se avizinham.

Curiosamente o José Barroso é o que conheço mais mal e há menos tempo, apesar de ser o que mora mais perto. No entanto tem uma condição que enalteço e que merece ser valorizada. É operário dos mármores. Representa, no fundo, o operariado e as suas lutas. É um nome muito bem metido nesta lista.

O Samuel Quedas, dito assim, acho que nem os vizinhos da porta do lado o conhecem. Eu por acaso o Quedas, que raio de nome havia de arranjar, conheci-o há cerca de um mês e foi por acaso.
Já o Samuel (sem Quedas) conheci-o há cerca de 30 anos. Mas isso merece uma postagem à parte.
O Samuel dispensa apresentações. Sendo o menos jovem dos candidatos é dos que, dada a sua actividade, nunca cedeu, ao contrário de outros. E continua, sendo uma das grandes mais-valias da lista.
Possivelmente nesta campanha eleitoral vamos encontrar-nos muitas vezes. Espero que de vez em quando traga a viola.
E cante esta:

O mandatário Abílio Fernandes dispensa apresentações. Conheço o Abílio Fernandes há mais de 30 anos. Estive com ele num grupo de trabalho específico a nível regional durante cerca de 15 anos. É a pessoa das mencionadas com quem mantenho uma relação de uma maior proximidade e continuidade há mais anos.

Por tudo isto, pela lista apresentada, pelo que os candidatos representam, pela sua postura, só posso dizer: A CDU merecia eleger os 3 deputados pelo Distrito. Por isso se eleger 2 saberá sempre a pouco.
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR