quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Hoje há Avante!

  DESTAQUES:
Portugal está a saque
O novo ano chegou e com ele uma das mais violentas vagas de aumentos de preços de que há memória, ao mesmo tempo que os salários, as pensões e os apoios sociais são congelados e reduzidos. Perante tais injustiças, o Secretário-geral do PCP prevê a intensificação do protesto e da luta. 
Dívidas a trabalhadores 
Mais de 255 milhões por pagar
O Governo admite colocar mais 500 milhões de euros no buraco financeiro do BPN, mas nada faz para que os trabalhadores das empresas encerradas ou falidas recebam os seus créditos, que ascendem a mais de 255 milhões de euros em 15 distritos.
Ataque aos pobres
Apenas quem ganha menos de 485 euros fica isento das taxas moderadoras do Serviço Nacional de Saúde. A medida atinge mais de 600 mil desempregados e pensionistas.
Crimes macabros 
Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa debate dia 25 um relatório que implica UÇK no tráfico de órgãos humanos retirados a prisioneiros sérvios entre 1998 e 2000. 
Saudades da URSS
Vinte anos depois da dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a maioria dos russos adultos lamenta o fim do socialismo, considerando-o evitável. 
Cortar com a subserviência - Afirmar um Portugal independente
Assinalando os 25 anos da adesão de Portugal à CEE/UE, através de uma declaração proferida no primeiro dia do ano, Francisco Lopes lembrou que a adesão ao Mercado Comum e à União Económica e Monetária impôs ao País graves limitações da sua soberania, amarrando-o a orientações impostas do exterior.
Mais caros e piores
O Partido Comunista Português considera o aumento do preço nos transportes um verdadeiro acto «criminoso do ponto de vista social e mesmo em termos económicos».


VER ÍNDICE
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR