domingo, 9 de janeiro de 2011

Presidenciais 2011 - Francisco Lopes - Começa a campanha

Fazendo o possível por passar ao lado do “embaraço” de participar em tarefas de distribuição de materiais de campanha, do tamanho de jornais, onde a minha cara vem estampada de lés a lés, ainda que (felizmente para toda a gente!) na última página, quero assinalar o início da campanha apenas com a meia dúzia de palavras que alinhei para o documento que podem aqui ver e ler em tamanho ainda maior se “clicarem” em cima da imagem.

Hoje é domingo, dia de música. Convidei os grande “Inti-Illimani” e a sua fantástica “Canción del poder popular”, composta para a campanha presidencial de Salvador Allende, que depois de eleito pelo povo chileno, viria a ser assassinado em 1973, pelos EUA, que recorreram ao seu lacaio e traidor de Allende, Augusto Pinochet.

Exatamente por isso, sempre que a cantei nas nossas festas de liberdade, depois de Abril – e tantas vezes a cantei! – era inevitável o embargo na voz e o marejar dos olhos... até hoje.

Eu sei, eu sei que vivemos noutra época, noutra latitude, no seio da União Europeia... onde todos nos “garantem” que nada do que aconteceu no Chile de Allende nos poderá acontecer.

Ah... mas se eles pudessem, meus amigos! Se eles pudessem...

Que melhor forma de participar nesta campanha, senão com uma canção na garganta?

"Porque esta vez no se trata
de cambiar un Presidente,
será el publo quien construya
un Chile bien diferente."

Bom domingo!

“Canción del poder popular”
Inti-Illimani(Inti-Illimani)

 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR