segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"Marx tinha razão. A certa altura o Capitalismo pode destruir-se a si próprio", diz hoje em entrevista ao Wall Street Journal, Nouriel Roubini

"Os negócios não estão a dar nada.

De facto não estão a ajudar.

O risco actual tornou as empresas mais nervosas.

Há um valor em espera.

As empresas dizem que estão a fazer cortes por haver um excesso de capacidade e que não contratam trabalhadores por não existir uma suficiente procura final mas há aí um paradoxo, um Catch-22.

Se não se está a contratar trabalhadores, não existe suficiente rendimento de trabalho, nem a confiança bastante do consumidor, enfim uma insuficiente procura final.

De facto, nos últimos dois ou três anos tivemos uma redistribuição massiva do rendimento do trabalho para o capital, dos salários para os lucros, aumentou a desigualdade do rendimento e a tendência marginal para gastar numa casa é maior que a tendência marginal para uma empresa poupar .

As empresas têm maior tendência a poupar que as famílias.

Assim a redistribuição do rendimento e da riqueza torna a procura agregada desadequada ainda pior".

"Karl Marx tinha razão. Num determinado momento, o capitalismo pode destruir-se a si próprio.

Não se pode continuar a mudar o rendimento do trabalho para o capital, sem ter um excedente de capacidade e falta de procura agregada.

Foi isso que aconteceu.

Pensámos que os mercados estão a funcionar mas não estão.

O indivíduo pode ser racional.

A empresa para sobreviver e prosperar, pode fazer descer os custos de trabalho cada vez mais mas os custos de trabalho são rendimento e consumo de outros.

É por isso que estamos perante um processo auto-destrutivo."

António Abreu no Antreus




 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR