domingo, 10 de maio de 2009

CDU já tem candidato. E escolheu o melhor...

Fotografia da entrevista a Jorge Pinto publicada no Jornal "Brados do Alentejo" em Outubro de 2008 .
CDU já tem candidato. E escolheu o melhor...

Este título não é por acaso.

Conheci o dr. Jorge Pinto antes de o ser (digo dr.).

Um dia, há cerca de 30 anos, éramos uns putos, saímos de uma reunião no Centro de Trabalho do Partido Comunista Português em Estremoz, perto da meia-noite, e, frente ao que é hoje a entrada da EPRAL, decidimos ir todos estudar e todos nos inscrevemos e fomos estudar. A seguir fomos beber umas imperiais, já não me lembro se à do Passão (que infelizmente já não está entre nós) se à do Zé Lameiras.

Desse grupo eu era um dos putos. Tinha 22 anos, tinha acabado do sair da tropa e tinha sido cooptado para a Comissão Concelhia de Estremoz do PCP e sido indicado para integrar a Comissão Coordenadora da então APU, hoje CDU.

Circunstâncias várias levaram a que apenas o Jorge continuasse os estudos.

Nunca mais me hei-de esquecer dos sapatos de bico levantado, pareciam barcos, que ele usava. Nem das condições em que viveu em Estremoz durante cerca de 2 anos. Nem quero falar disso.

Foram tempos extraordinários. Os que hoje são eleitos e que têm poder de decisão, ou eram miúdos de escola primária ou filhos de papá.

A população de Estremoz não lhes dizia nada apesar de, no fundamental, terem a mesma idade que a minha ou a dele, uns mais um ano, outros menos um ano, mais coisa menos coisa.

O Jorge participou em dezenas de reuniões. Era só, à época, o responsável distrital que acompanhava o concelho.

Depois disso o Jorge foi tudo e mais alguma coisa. Sempre que era necessário vinha ajudar Estremoz. Nunca abdicou da sua condição e nunca virou a cara à luta.

Estou à vontade para o dizer. Nas condições concretas e em cada luta, muitas vezes com contradições extremamente agudas, estivémos, nas questões de forma, do mesmo lado da barricada ou de lados opostos.

É uma longa história. Se me apetecer ainda um dia escreverei sobre isso. Criar e publicar um livro continua a ser um sonho. Posso não concretizar o sonho. Mais tarde se verá.

Em 1993 o Zé Sena (para toda a gente apesar de ter o doutoramento quase pronto) tinha um indívíduo no departamento dele na Universidade de Évora, que conhecia bem Estremoz, chamado Jorge Pinto. E desde logo o considerou como seu segundo na candidatura a Estremoz.

Azar dos azares o Jorge Pinto, trabalhando em Évora, fazia falta a Évora, na opinião da Direcção da Organização Regional de Évora do PCP, para segundo de Abílio Fernandes.

Aí Estremoz perdeu, talvez, a oportunidade de ter mais um Presidente de Câmara a sério (lembro que o Zé Guerreiro terá sido até hoje o melhor Presidente de Câmara do pós 25 de Abril e que o Zé Sena não viveu o tempo suficiente para provar o que valia, e valia mesmo muito).

Infelizmente os desenvolvimentos posteriores levaram Luís Mourinha a Presidente de Câmara.

Pelo meio, de vez em quando, lá vinha o Jorge. E nos últimos 20 anos o Jorge práticamente sempre esteve em Estremoz.

Outra particularidade é que o Jorge faz, há muito tempo, parte do GTAL. Para quem não sabe o GTAL é só o Grupo de Trabalho para as Autarquias Locais do PCP, que estuda e se pronuncia sobre cada lei, cada medida ou analisa o trabalho, a nível nacional, da CDU. Um dos nomes mais sonantes desse grupo chamava-se Luís Sá. Não vale a pena dizer mais nada.

A CDU, porque o sei, sempre considerou várias possibilidades. Havia perfis diferentes.

Foi esta a opção. Como sempre arriscada.

Mas porque não apresentar o melhor?

Então que se apresente o melhor!
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR