quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Grandiosa jornada de luta dos estudantes. Também Estremoz participou.

Milhares de estudantes do ensino básico e secundário manifestaram-se hoje, quinta-feira, por todo o País, contra os exames nacionais e cortes no financiamento das escolas, a privatização do ensino, o Estatuto do Aluno e o Regime de Faltas.

Os alunos reivindicaram, de igual forma, a aplicação da Educação Sexual e mais democracia nas escolas, muito atacada nos últimos anos, com a proibição de reuniões gerais, impedimento de formação de associações de estudantes e de manifestações estudantis.

Em Lisboa, oriundos de dez escolas do concelho, mais de 400 alunos concentraram-se no Saldanha, dirigindo-se depois para o Ministério da Educação.

«Educação Sexual faz falta ao pessoal», «estudantes unidos jamais serão vencidos», «exames são um muro, assim não há futuro» e «chega de mais do mesmo», foram algumas das palavras de ordem entoadas de viva-voz, dirigidas ao Governo PS.

Organizado pela Delegação Nacional de Associações de Estudantes dos Ensinos Básico e Secundário, realizaram-se ainda protestos, entre muitos outros distritos, em Setúbal, Évora, Coimbra, Viseu, Aveiro e Porto.

Também os alunos da Madeira e dos Açores lutaram pelos seus direitos e exigiram uma escola pública, gratuita e de qualidade para todos.

Em Estremoz, na Escola Secundária, onde tive de me deslocar pela manhã, dezenas de alunos estavam concentrados junto ao portão de entrada, devidamente identificados com uma faixa e gritando palavras de ordem.

Das palavras de ordem gostei particularmente daquela em que se gritava: "Um, dois, três, quatro, cinco, seis, não queremos estas leis".

Ver o sítio da Delegação Nacional das Associações de Estudantes do Ensino Secundário e Básico.
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR