sábado, 13 de março de 2010

Dinheiro como dívida: Uma história velha.


Aqui explico o que ninguém explica e que os economistas ou não sabem ou não dizem!

Sabem qual a origem desta crise?

Sabem como funciona o capitalismo?

A crise existe porque os bancos e, sobretudo, entidades para-bancárias se endividaram demasiado para emprestarem dinheiro, dinheiro que acabou por ser incobrável!

Até aqui tudo bem, mas o problema é que esse dinheiro não existe e nunca existiu!

Quando alguém vai pedir um empréstimo ao banco e lhe dão 100 mil euros, esse dinheiro não sai do dinheiro que o banco possui, do dinheiro que outros depositaram!

Esse é o engano, esse dinheiro não existe, é inventado de propósito para si com a promessa de ser devolvido com os respectivos juros!

Este esquema foi levado a um abuso extremo e agora estamos a assistir a cobranças de dívidas virtuais que nunca existiram!

Isto é especulação financeira que está a destruir a Grécia neste momento!

Reparem, todos eram contra a intervenção estatal na economia, dizia-se deixem o mercado funcionar!

Então e agora com a crise porque não se deixa o mercado funcionar?

Se os bancos são privados deixem que vão à falência, os mais aptos vão sobreviver!

Os políticos que são burros por um lado e interesseiros por outro, estão a ajudar os grandes interesses do mundo da finança com o nosso dinheiro!

As grandes separações e clarificações históricas daquilo que era privado e do que era público estão de novo ameaçadas!

E esta crise não acaba aqui!

O dólar divisa mundial do comércio está a ruir, a cada dia está mais e mais fraca, os países têm que trabalhar mais para exportar mais para manterem o valor das suas mercadorias, porque os Estados Unidos são o garante da absorção dos excedentes mundiais! Mas também isto está a mudar, eles estão em queda no consumo!

Para terminar, falo-lhes como se cria o dólar na América:

É criado pela Reserva Federal americana, que é uma instituição privada, repito privada e não do Estado, constituída pelos maiores bancos mundiais, que emite dinheiro para o governo já com uma taxa de dívida incluída!

Assim os Estados Unidos ou a reserva americana criam dinheiro do nada, quando lhes apetece, levando a crises de deflação ou inflação.

E enquanto as pessoas não perceberem como funciona isto, nada feito, pois o que é preciso é mobilizar toda a gente contra esta situação e clarificar de novo o que é público do que é privado!

Publicado sob o título Sabem qual a origem desta crise e como funciona o capitalismo? no Mais Évora
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR