quinta-feira, 25 de março de 2010

Hoje há Avante!


Mobilização geral!
Os comunistas voltam hoje às empresas e às ruas do País em nova acção de esclarecimento e mobilização dos trabalhadores e do povo na luta contra as medidas inseridas no Programa de Estabilidade e Crescimento do Governo, no dia em que o documento estará a ser discutido na Assembleia da República.
DESTAQUES:
Lutas na ordem do dia
Trabalhadores dos transportes rodoviários e ferroviários fizeram greve e preparam novas lutas. Com greve de quatro dias, a iniciar em 29 de Março, os enfermeiros exigem estabilidade e direitos. Na PT, Galp, EDP, REN e EPAL são apontados os altos lucros e as chorudas remunerações de administradores, em contraste com os elevados preços cobrados aos consumidores e a constante pressão sobre os salários dos trabalhadores. Culminando a acção descentralizada da CGTP-IN, que percorreu vários distritos, está marcada para amanhã à tarde, em Lisboa, uma manifestação nacional de jovens trabalhadores.
Dá trabalho saber rir
A Exposição Internacional de Cartoon «Os direitos dos trabalhadores a traço de humor», foi inaugurada na passada quinta-feira, no Centro de Trabalho Vitória.
Um aniversário maior
As comemorações do aniversário do PCP continuaram. Destacam-se os grandes comícios da Marinha Grande, de São João da Madeira e de Beja.
Novas restrições
O Partido Comunista Português rejeitou as anunciadas alterações no quadro do PEC, que restringem ainda mais o acesso ao subsídio de desemprego.

Agricultores unidos contra a política de direita
Sob o lema «Queremos produzir! Mudar de políticas agro-rurais. Promover a agricultura familiar», mais de três mil agricultores, compartes e povos dos baldios, de vários pontos do País, participaram, domingo, no 6.º Congresso da Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Durante aquele dia, na Nave Desportiva de Espinho, alertou-se para diversos problemas, nomeadamente o preço dos factores de produção, o escoamento dos produtos a preços compensadores, as dívidas do Estado/Governo aos agricultores e a ausência de linhas de crédito.
Sarkozy derrotado
A direita sofreu nas eleições regionais francesas uma esmagadora derrota e o pior resultado em 60 anos. A «União da Esquerda» ganha 23 das 26 regiões.
Contra a guerra e por direitos
Centenas de milhares de pessoas participaram nas marchas contra a guerra imperialistas e em defesa dos direitos dos trabalhadores imigrantes.

 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR