quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Hoje há Avante!

   DESTAQUES:
Prioridade ao aumento dos salários
Velhas teses, que serviram para justificar o Código do Trabalho e a sua revisão, são retomadas agora, a propósito do «pacto para o emprego» e «numa lógica de acentuação dos lucros à custa da exploração dos trabalhadores». Enquanto o Governo do PS «não só pretende subverter como negar o direito de negociação colectiva», a CGTP-IN apela à intensificação da intervenção sindical nos locais de trabalho, dinamizando a contratação colectiva e as lutas reivindicativas, com prioridade ao aumento dos salários, considerado pela central como um imperativo nacional.
Declaração de Francisco Lopes

Uma candidatura patriótica e de esquerda
Apresento hoje a declaração da minha candidatura a Presidente da República. Candidatura a um órgão de soberania unipessoal, indissociável do projecto e do grande colectivo que a impulsiona. Esta é a candidatura do PCP, que traduz um percurso de coerência, que dá expressão aos interesses dos trabalhadores, da juventude, do povo português e apela à força que há, em cada um e em todos, para empreender o processo de mudança de que Portugal precisa. Esta candidatura que assumo dirige-se aos democratas e patriotas, a todos aqueles que, atingidos nos seus interesses e direitos, aspiram a uma vida melhor... 
Começa mal 
O ano lectivo 2010-2011 «começa mal e parece estar inevitavelmente comprometido», afirmou Jorge Pires, da Comissão Política do PCP, numa conferência de imprensa, realizada no primeiro dia de aulas.
Por salários e direitos
Um aumento de 50 euros para todos os funcionários públicos e a revogação da legislação da «reforma da direita» são as reivindicações centrais aprovadas, dia 8, pela coordenadora da Frente Comum.
Nova «Casa do Povo» 
Foram inaugurados os novos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, o primeiro equipamento público do País a obter a Declaração de Conformidade Regulamentar no âmbito do Sistema de Certificação Energética.  
As fotos da Festa! 
Fotos de: André Santos, Da Maria Nogueira, Fernando Teixeira, Inês Seixas, Jorge Cabral, Jorge Caria, Luís Pó, Rogério Pedro e Sofia Bento.
O protesto de milhões
Depois das manifestações de dia 7, em França, que juntaram três milhões de pessoas, novas lutas estão anunciadas em vários países europeus.
Greve contra factura da crise
Milhões de indianos aderiram a uma greve de 24 horas, contestando o aumento dos preços e a privatização de empresas públicas.

 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR