quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Hoje há Avante!

  DESTAQUES: 

Mais força na luta para mudar de rumo
Em duas dezenas de cidades do Continente e das regiões autónomas, milhares de trabalhadores disseram nas ruas que não estão dispostos a esmorecer nos justos protestos contra uma política que beneficia uns poucos, com lucros milionários, e exige sacrifícios aos mesmos de sempre. Contra o roubo nos salários, nas pensões e nos direitos sociais, contra novas e ainda mais graves ameaças a quem trabalha, o movimento sindical unitário reafirma que o caminho é a intensificação da luta.
Em desfavor do trabalho
O Governo tem em curso alterações à legislação laboral que «vão em desfavor dos trabalhadores», satisfazendo «um objectivo claro das entidades patronais», acusou Jerónimo de Sousa no Parlamento.
Protestos sobem de tom
Milhares de pessoas participaram, sábado, em Londres e Manchester, nos protestos convocados por organizações estudantis e sindicatos contra as medidas de austeridade impostas pelo governo.
205 milhões
O relatório «Tendências mundiais do emprego – 2011», divulgado pela Organização Internacional do Trabalho, refere que no ano passado havia mais de 205 milhões de pessoas em todo o mundo sem trabalho.
O povo saiu à rua
Tal como aconteceu na Tunísia, também no Egípto o povo não desiste de conquistar o futuro. Anteontem, de acordo com a Al Jazeera, pelo menos dois milhões de pessoas exigiam nas ruas das principais cidades do país – com destaque para o Cairo, Alexandria ou Suez – os direitos sociais e laborais, a justiça social, a democracia e a liberdade negadas durante décadas de ditadura, como refere a nota de solidariedade divulgada pelo PCP, que ao lado publicamos na íntegra.
aniversário do Avante!
O Avante! assinala no próximo número o seu octogésimo aniversário. De forma a garantir a venda especial que está a ser preparada, as organizações do Partido devem fazer as suas encomendas até 7 de Fevereiro junto da Editoral Avante!.

 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR