quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Hoje há Avante!

  DESTAQUES: 
Moradores sem «dinheiro para comer»
Diz a Constituição da República Portuguesa, no seu artigo 65.º, que «todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar». Um direito ignorado pelo Governo que impôs, no início do mês de Fevereiro, aos moradores dos bairros sociais, actualizações dos preços das rendas imorais e incomportáveis. A este ataque desumano, o PS, com o apoio do PSD, através da aprovação do Orçamento do Estado, veio acrescentar outros cortes ao nível dos apoios sociais, que se materializam nas mais diversas áreas da intervenção do Estado Social, numa clara opção política que mantém intocáveis os lucros do grande capital em detrimento das populações mais desfavorecidas.
 
resistir
Ao proletariado de Portugal. Foi com estas palavras, impressas na manchete da primeira edição do Avante!, a 15 de Fevereiro de 1931, que começou esta caminhada de 80 anos assinalada nesta edição. Nesse ano distante construía-se já no País aquela que foi a mais longa ditadura fascista da Europa, que oprimia e favorecia a cruel exploração dos trabalhadores pelos potentados económicos e calava qualquer anseio de liberdade, democracia e justiça. O movimento sindical e operário foi esmagado, os partidos proibidos, assim como os seus periódicos. Só o PCP optou por resistir e prosseguir o combate – mas tal obrigava a que o fizesse na mais rigorosa clandestinidade, enfrentando a feroz perseguição dos esbirros do fascismo. 
Travam acesso à saúde
PS, PSD e CDS/PP rejeitaram os projectos de lei do PCP e do BE visando eliminar as taxas moderadoras na Saúde, contribuindo assim para que o acesso à saúde em vez de ser tendencialmente gratuito, seja tendencialmente cada vez mais caro. 
Onda de revoltas
A Praça Tahrir, no Egipto, foi ontem pequena para acolher a maior manifestação até realizada a exigir a queda do regime de Mubarak. Novas manifestações estão marcadas para amanhã. O mundo árabe agita-se numa onda de revoltas.
Biblioteca Avante!
Com este número do jornal Avante! é posto à venda o novo livro da Biblioteca Avante!, Nenhum Homem é Estrangeiro, da autoria do escritor norte-americano Joseph North. O preço de capa é de 9 euros e cinquenta cêntimos.

 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR