quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Notícias da austeridade (2): Os lucros dos que têm a pátria na barriga

No DN de hoje: «Em plena crise económica e financeira, os quatro maiores bancos privados portugueses lucraram até Setembro mais 53,4 milhões de euros do que em igual período do ano anterior.

Ou seja, a caixa registadora da banca marca lucros de 4,1 milhões de euros por dia, apesar das dificuldades de financiamento nos mercados externos.

No total, BES, BCP, BPI e Santander Totta obtiveram resultados líquidos no valor de 1122,2 milhões de euros, traduzindo um crescimento da ordem dos 5% face aos ganhos dos primeiros nove meses do ano passado. "

É claro que, como de costume, lá virão umas santas almas a perguntar ingenuamente «qual é o problema ?» e a declararem, inchados de contentamento, que «ficam muito felizes por haver empresas ou bancos que dão lucros porque isso é um bom sinal».

Mas, quanto a isso, só posso observar que não será ainda nesta vida que essa rapaziada perceberá a específica natureza da banca no conjunto da vida económica e muito menos que, se esta tem lucros gloriosos em época de crise, então isso só pode resultar de maiores dificuldades para os cidadãos e a economia real.

 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR