quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

2009... É tempo de lutar! É tempo de mudar!

Em 2008:

Lutámos muito contra um inimigo poderoso;
Resistimos à ofensiva desse inimigo;
Construímos algumas das maiores lutas de sempre dos trabalhadores portugueses e das populações;
Invadimos as ruas com as nossas exigências de liberdade e justiça social;
Confirmámos que a luta vale a pena e é indispensável sempre - mesmo quando não se traduz de imediato nas vitórias desejadas.

Em 2009:

Deveremos ter como objectivo primeiro o prosseguimento, a intensificação e o alargamento da luta de massas - trazendo mais gente a participar com a consciência da importância essencial dessa participação e dando ao protesto contra a política de direita a dimensão necessária para ele se transformar em exigência imperativa de mudança.

Continuaremos a viver um tempo de grandes dificuldades, que continuam a pôr à prova a nossa capacidade de resposta e intervenção, a nossa capacidade de resistência.

Resistência à nossa maneira: olhando para a frente, nunca virando as costas à luta, recuando se a força superior do inimigo a isso nos obrigar, mas nunca perdendo a perspectiva de avançar - e avançando - lutaremos! E venceremos!

Porque cada um de nós faz suas, todos os dias, as palavras do Poeta, do nosso Armindo Rodrigues, no poema que o Cravo de Abril, partilha com os seus visitantes.

Por cá é também tempo de mudança.
E, mais uma vez, de mudanças profundas.
Que este concelho, que também o é de Armindo Rodrigues, e as suas freguesias voltem a trilhar caminhos que já conheceram.
Caminhos de progresso e desenvolvimento social, caminhos que contam com gente para isso. Gente séria. Gente que não desistiu, que não virou, que se manteve fiel aos seus valores e princípios de sempre. Gente a sério.

E isso só está nas mãos dos estremocenses.

Quanto à situação internacional muita coisa se poderia dizer mas deixaria esta lista de desejos assinada por John Pilger e publicada no Resistir.info.
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR