terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Administration Obama: le changement dans la continuité?

O título (ligeiramente alterado) e a foto são do sítio Voltairenet.org onde estão publicados um conjunto de artigos sobre as últimas eleições presidenciais, sobre o pensamento de Obama e sobre medidas tomadas e convites feitos para a formação do novo Governo dos Estados Unidos da América, entre outras matérias.

Vale a pena dar uma vista de olhos (parte desses artigos encontram-se também em espanhol o que facilita a leitura).

Já este artigo de John Catalinotto, publicado no Avante nº 1830, de 24 de Dezembro de 2008, e republicado ontem no ODiário.info, deve ser lido com especial atenção porque mostra que, mesmo se no topo o essencial se irá manter, na base a campanha pela mudança criou expectativas, gerou optimismo e fez subir o moral dos trabalhadores e de outras camadas da população, que hoje estão na rua.

"Yes, we can" pode ir muito mais além do que os seus inventores sonharam, imaginaram ou pretendiam. Também a eleição pode ter assumido dinâmicas que levem a que tudo não venha a ficar como dantes. Só o futuro o dirá.

Para os editores do ODiario.info "A eleição de Barack Obama, que amanhã, 20 de Janeiro, toma posse como presidente dos EUA, na opinião de John Catalinotto foi simultaneamente “um progresso e uma oportunidade para o avanço das lutas dos trabalhadores e dos pobres” dos Estados Unidos, mas também significa “a continuação das políticas pró-imperialistas e pró-capitalistas a nível externo e doméstico”."

Ler o artigo "Os dois lados da eleição de Barack Obama como presidente dos EUA" de John Catalinotto aqui.
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR