quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Suicídios...

"Adolf Merckle era o 94º homem mais rico do mundo
Milionário alemão suicida-se depois de perder milhões na bolsa
... Nos últimos tempos, o milionário estava a negociar com os credores e com a banca um empréstimo de 400 milhões de euros e, pouco antes do fim do ano, um porta-voz da VEM disse que as conversações estavam "bem encaminhadas".
No entanto, a imprensa alemã referiu na altura que o empréstimo em causa só serviria para resolver os compromissos mais imediatos do Merckle, sobretudo para pagar os salários aos trabalhadores do seu grupo...."

Esta notícia do Público que se encontra aqui deve-nos fazer pensar em coisas muito sérias.

Trata-se aparentemente de uma situação em que um capitalista se suicida por se preocupar demasiado com os compromissos assumidos, nomeadamente, no que se refere ao compromisso com os salários dos trabalhadores.

A ser assim trata-se de uma situação anormal. A prática do sistema não é essa. É precisamente a outra. A dos salários baixos, a dos salários que se atrasam e muitas vezes acabam por não se pagar, a do lucro a qualquer preço, a de fechar empresas e criar outras para o seu lugar livrando-se assim dos trabalhadores e desses compromissos horríveis, etc.

Também os que normalmente se suicidam são os trabalhadores que por via do desemprego, dos salários em atraso, da incapacidade de satisfazer compromissos, da perda de qualidade de vida e outras situações similares que os acabam por levar a uma pobreza extrema, os movem a cometer tal acto.

Esta situação apenas aparece na imprensa ou pela via das estatísticas ou pela forma do suicídio.

A economia de casino em que os governantes transformaram o sistema tem destas coisas e em 2009 a situação vai agravar-se.

Mais ou menos a propósito disto recomendava dois artigos:
Realmente, "É o sistema, estúpido", de Rick Wolff, publicado no Resistir.info e
Capitalistas estúpidos, de Joseph Stiglitz, publicado no ODiário.info.
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR