sábado, 28 de fevereiro de 2009

Dois acontecimentos... Duas realidades...

Hoje dois assuntos merecem-me especial destaque: O Congresso do PS e o Encontro Nacional do PCP sobre as Eleições de 2009.

Dois acontecimentos... Duas realidades... Duas maneiras de ser e estar na vida e no mundo... completamente diferentes.

Sobre o Congresso do PS há informação em abundância. Gostei particularmente do "título" da moção de José Sócrates, "PS - A Força da Mudança" que vale a pena ler para comparar com a prática política do dito e do governo que dirige.

Não se percebe lá muito bem. Depois de 4 anos a quererem-nos convencer que viviamos no melhor dos mundos, que estava tudo muito melhor, que este Governo era uma maravilha, vêm-nos falar novamente de "mudança"? Para mim mudança só no voto dos portugueses que nos últimos 4 anos sentiram a mudança da sua qualidade de vida que este governo lhes ofereceu. E no geral foi claramente para (muito) pior.

Outra nota de reparo foi o anúncio, hoje em Espinho, do nome de Vital Moreira como cabeça de lista do PS às eleições europeias, que têm lugar a 7 de Junho.

Houve aqui algém que se enganou. Então o homem era um dos tais que queria renovar o PC, torná-lo moderno, blá, blá, blá e agora deu nisto? É o cabeça de lista perfeito, que complementa o secretário-geral perfeito para o PS dos tempos que correm. De qualquer modo é a recompensa que merece pela defesa que fez deste governo e das medidas que tomou. Muita gente é que pode não lhe achar graça nenhuma.


Sobre o Encontro Nacional do PCP sobre as Eleições de 2009 apenas gostaria de dizer que gostaria de lá ter estado. Mas, mais uma vez, o facto de ter trabalhado hoje me impediu de lá ir. Começo a faltar a muitas das actividades por causa da porra do trabalho ou do trabalho que me deram (eles, os de cima, os que decidem, que lá sabem os porquês).

Porque as discussões são de outro tipo deixaria aqui as ligações para as principais intervenções. Vale a pena perder algum tempo na sua leitura, de uns e de outros. As diferenças são abissais, tal como os partidos, os interesses em jogo e o posicionamento de cada um face a esses interesses.

Intervenção de Abertura de Jorge Cordeiro

A luta de massas, factor central no quadro politico e eleitoral - Paulo Raimundo

A actividade do PCP no Parlamento Europeu - Ilda Figueiredo

Linhas e meios da acção de propaganda - Vasco Cardoso

A actividade do PCP na AR - Bernardino Soares

Intervenção de Tiago Jacinto

As Eleições e a Crise Económica - Agostinho Lopes

O trabalho nas autarquias e a afirmação da CDU - Francisco Santos

A ruptura com a política de direita – a alternância e a ilusão de soluções inconsequentes - Francisco Lopes

Intervenção de Miguel Casanova

Intervenção de Encerramento de Jerónimo de Sousa

Declaração do Encontro Nacional do PCP sobre as eleições de 2009

 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR