sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

E a comunicação social...

... disse:

- Genericamente limitou-se a reproduzir a notícia da Lusa, de que é exemplo a RTP.

- Outros, como o Correio da Manhã, publicaram uma síntese da notícia da Lusa e do comunicado da DORP do PCP.

- O Jornal de Notícias deu uma notícia mais completa.

- Outros aparentemente omitiram (como a SIC, especializada nas omissões em relação ao PCP) uma vez que não encontrei qualquer nota sobre o assunto (posso ter procurado mal).

Dos que deram a notícia baseada no despacho da Lusa destaco este parágrafo:

"Contactado pela agência Lusa, a Guarda Nacional Republicana diz que "a única ocorrência" de que tem conhecimento "é de desentendimentos entre indivíduos do PCP, na sede do partido, por motivos ainda desconhecidos"".

Três notas:

1 – “Informações” destas por parte da GNR pensava que já não se usavam.

2 – Se o PCP distribuiu um comunicado à porta da empresa, das duas três:

a) Ou o que estava no comunicado era mentira, logo o PCP ficaria mal visto perante os trabalhadores e a empresa facilmente exerceria o seu direito de repor a verdade.

b) Ou gente da empresa não gostou das verdades do comunicado e resolveram entrar em casa alheia da forma menos adequada.

c) Ou, pior a emenda que o soneto, as afirmações de Álvaro Santana, porta-voz da empresa Santa Marta - Indústria de Vestuário, Lda ao Jornal de Notícias:

"Ao ser alertado por um colaborador da empresa, um dos administradores resolveu deslocar-se pessoalmente à sede desse partido para esclarecer cara-a-cara o teor do comunicado. Nas escadas de acesso ao piso superior, foi intempestivamente insultado por dois indivíduos que o empurraram e caiu no chão tendo ido receber tratamento ao hospital de Penafiel. É um caso de polícia que vamos resolver em sede própria" e

"A empresa tem 350 trabalhadores. Tem os salários e os direitos sociais em dia, não deve nada a ninguém e trata os trabalhadores com o respeito devido. Tanto mais que já temos um abaixo-assinado de todos os trabalhadores contra esse comunicado. A empresa lamenta que haja um partido político em Portugal que, pelos vistos, tem como objectivo fechar empresas, sobretudo numa altura em que o flagelo do desemprego afecta todos os portugueses".

3 – Perante a situação descrita e sendo verdade o que está no comunicado do PCP (em quem eu acredito) seria precisa muita coragem para um trabalhador não assinar o dito abaixo-assinado. É que hoje fica-se desempregado num instante…

Já ao fim da tarde novo despacho da Lusa publicado aqui sob o título "Trabalho: Honório Novo acusa administração de empresa de Penafiel de "incentivar apupos" a dirigentes locais do PCP" parece ser da pouca informação divulgada sobre o que se passou hoje.

Uma pequena nota para o seguinte parágrafo que vem de certa forma rectificar(?) a primeira "informação" da GNR:

"A GNR de Penafiel confirmou, à Lusa, a ocorrência do incidente na sede do PCP, entre dirigentes do partido e um dos administradores da empresa Santa Marta."

Assim vamos de liberdade e democracia…

Sobre esta matéria ver o texto “Solidariedade” do Horizontalmente.

 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR