terça-feira, 24 de agosto de 2010

Francisco Lopes candidato à Presidência da República



Dando seguimento à decisão tomada na reunião do Comité Central, em Abril, o PCP avança com uma candidatura própria: Francisco Lopes, membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central foi anunciado como candidato à Presidência da República.
Biografia de Francisco Lopes
Francisco José de Almeida Lopes
55 anos
Electricista
Funcionário do PCP
Natural de Vinhó, concelho de Arganil.
Habilitado com o curso industrial de montador electricista, na Escola Industrial Marquês de Pombal.
Participou na actividade associativa do movimento estudantil no Instituto Industrial de Lisboa (actual ISEL) nos anos lectivos de 72/73 e 73/74.
Activista do Movimento Democrático, no plano estudantil e na base de Moscavide, participou no III Congresso da Oposição Democrática em Aveiro, no Encontro da CDE em Santa Cruz e na acção política eleitoral de Outubro de 1973.
Foi membro da União dos Estudantes Comunistas (UEC) em 1973 e 74 e é membro do PCP desde 1974.
Trabalhou na Applied Magnetics, onde foi membro da Comissão de Trabalhadores e da célula do PCP da empresa. Participou na acção sindical no âmbito do Sindicato dos Electricistas do Distrito de Lisboa.
Membro do Comité Central do PCP desde o IX Congresso (1979).
Eleito membro suplente do Secretariado do Comité Central do PCP no XII Congresso (1988).
Membro da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central desde o XIII Congresso (1990), responsável pela Área do Movimento Operário, Sindical e das Questões Laborais e pelas Questões da Organização Partidária.
Deputado à Assembleia da República eleito pelo Círculo Eleitoral de Setúbal.
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR