quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Hoje há Avante!

 DESTAQUES:
Os poderes do Presidente devem estar ao serviço da mudança
A candidatura de Francisco Lopes insere-se na corrente de protesto e luta que defende a ruptura e a mudança. Quem o disse foi o próprio candidato, em entrevista ao Avante!, onde sublinhou também que nenhuma outra candidatura tem um projecto claro de desenvolvimento e justiça social. Pelo contrário, têm fortes comprometimentos com o rumo de afundamento do País.
Rejeitando inevitabilidades, Francisco Lopes apelou à mobilização popular e ao apoio à sua candidatura, lembrando que os poderes presidenciais podem ser usados no sentido da mudança.
Elevar o patamar da luta para responder à ofensiva
O CC do PCP reafirma a luta de massas como o elemento fundamental de combate à ofensiva em curso e sublinha a importância acrescida que assume a batalha das presidenciais. «Os trabalhadores e o povo», lê-se no comunicado, «podem contar com o PCP. Podem contar com um partido confiante, combativo e decidido a cumprir o seu papel na ruptura com a actual política, na construção de uma democracia avançada e do socialismo».
Ofensiva contra ensino
A Juventude Comunista Portuguesa denuncia os novos cortes nos apoios e prestações sociais dos estudantes do ensino superior.
A revolta cresce
Tráfego aéreo perturbado, transportes urbanos paralisados, refinarias e portos bloqueados – a revolta cresce e amplia-se em França.
Venezuela

Combate à fome
A Venezuela reduziu drasticamente a subnutrição no país, reconhece a FAO. Esta agência da ONU admite como exemplares as políticas da revolução bolivariana.

Em motivos, apoios e acções

Greve geral a crescer
A apresentação formal da proposta de Orçamento do Estado para 2001 e a insistência dos dirigentes patronais no ataque aos rendimentos dos trabalhadores vêm acentuar a necessidade de uma forte greve geral. O sucesso da luta está a ser preparado pelos sindicatos nas empresas e serviços.
Defender a indústria têxtil
No âmbito da campanha Portugal e Produzir, Jerónimo de Sousa afirmou em Guimarães que a indústria têxtil e do vestuário não tem que estar condenada. É preciso mudar de política.
Revisão constitucional
As propostas do PCP
O PCP vai à luta em defesa da Constituição. O reforço do direito à contratação colectiva é uma das propostas avançadas pelos comunistas no seu projecto de revisão.

VER ÍNDICE
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR