quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Hoje há Avante!

 DESTAQUES:

Determinados na luta pela ruptura
Depois de ser conhecido o mandatário nacional da candidatura presidencial de Francisco Lopes, José Barata-Moura, divulgamos hoje os mandatários regionais: gente com diferentes percursos e experiências, com provas dadas nas mais variadas áreas, mas unidos na determinação de contribuir para dar corpo à única candidatura que tem um projecto claro de ruptura com o rumo de declínio nacional – um projecto patriótico e de esquerda.
Assembleias das organizações de Évora e Leiria

Um Partido que luta e se reforça
Ao mesmo tempo que dá um contributo inestimável para a mobilização e luta dos trabalhadores e das populações, o PCP reforça-se e cresce: a realização de assembleias das organizações é um aspecto essencial deste reforço, como ficou claro no fim-de-semana em Évora e na Marinha Grande.
PSP não respeita
Insultos a raparigas
Cinco jovens estudantes, quatro raparigas e um rapaz, militantes da JCP, foram impedidos de pintar murais pela PSP, que obrigou as jovens a despir-se, com o pretexto de poderem esconder drogas.
Transportes
Parados dia 24
O apoio à Greve Geral e o compromisso de mobilizar os trabalhadores para a participação activa na luta foram assumidos por 18 estruturas sindicais do sector dos transportes e comunicações.
Salário mínimo

Injusta distribuição da riqueza
O Parlamento aprovou o projecto de resolução do PCP que recomenda ao Governo, conforme calendário já aprovado, a fixação em 500 euros do salário mínimo nacional em 2011.
Quatro mil agricultores em Aveiro

Luta pela sobrevivência
A força de quem trabalha a terra concentrou-se, no dia 20 de Outubro, em Aveiro, para reclamar «melhores políticas» e para dizer ao Governo do PS que «basta de sacrifícios para a agricultura e para o povo». Ali estiveram homens e mulheres, muitos rostos enrugados e mãos calejadas pelo tempo, de vários pontos do País, nomeadamente de Trás-os-Montes, do Minho, do Porto, de Viseu, da Guarda, de Coimbra, de Leiria, de Bragança e de Vila Real.

Foi a maior acção de luta alguma vez realizada por ocasião da abertura da 20.ª edição da AGROVOUGA, uma dimensão que espelha a preocupação e o descontentamento desta gente face às más políticas que sucessivamente os empurram para graves dificuldades. Se a situação não se alterar, os agricultores prometem intensificar os seus protestos e, todos juntos, manifestarem-se, no início do próximo ano, em Lisboa.
Cortes drásticos no Reino Unido
Razia social
O Governo de conservadores e liberais anuncia programa que prevê a eliminação de 500 mil postos de trabalho no sector público e cortes orçamentais de 95 mil milhões de euros.
Maioria vota ao lado de Cuba
Bloqueio rejeitado na ONU
Pela 19.ª vez, uma larga maioria das nações representadas na ONU aprova resolução exigindo o fim do bloqueio dos Estados Unidos.

VER ÍNDICE
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR