quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Hoje há Avante!

  DESTAQUES:
Roubo garantido
Em vez de um salário mínimo nacional de 500 euros, como ficou acordado em 2006, mais de 500 mil trabalhadores têm apenas a garantia de que, a partir de 1 de Janeiro e até uma data indefinida em 2011, vão receber menos 15 euros.
Um ano de resistência
Em 2010, milhões de portugueses enfrentaram a política de direita e defenderam um Portugal de progresso e justiça social que retome o rumo de Abril. As fotos que agora publicamos são uma forma, necessariamente insuficiente, de ilustrar a amplificação da luta no ano que agora termina, e também um estímulo ao prosseguimento e desenvolvimento da luta no ano que agora vamos iniciar.
Pobreza e desigualdade
Aumento dos bens essenciais aprovado pelo Governo com o apoio do PSD e de Cavaco Silva garante grandes lucros para poucos à custa de grandes sacrifícios para muitos, acusa o PCP.
Têxtil encerra sem aviso
A Ferradaz & Gomes, empresa têxtil de Esmoriz, encerra sem aviso, deixando 39 trabalhadoras na rua e com salários em atraso. É mais um sinal da situação dramática que se vive.
Está a aumentar
O número oficial de desempregados atingiu os 609,4 mil no 3.º trimestre de 2010, mas o número real, calculado também com base em dados do INE, atingiu já 761,5 mil desempregados.
Um direito de todos
Os mais idosos têm direito a uma vida digna, mas para isso os recursos desviados para a acumulação de lucros devem ser postos ao serviço do povo e do País, lembrou Francisco Lopes durante uma visita aos Inválidos do Comércio.
Capital insaciável
O governo irlandês anunciou dia 22 a nacionalização do Allied Irish Bank (AIB), um dos maiores bancos do país. A operação custou 3700 milhões de euros, tirados dos bolsos do povo, isto é, do Fundo de Reserva Nacional de Pensões.
Campanha anticomunista
Contra a nova investida anticomunista em curso na UE, 38 partidos comunistas e operários europeus emitiram uma declaração conjunta apelando à unidade e luta de todas as forças democráticas.
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR