quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Hoje há Avante!

  DESTAQUES:
Isto não tem que ser assim!
Num encontro em Lisboa com jovens licenciados, onde se debateu o desemprego e a precariedade, Francisco Lopes manifestou-se confiante na capacidade das novas gerações de tomarem o seu destino nas próprias mãos e levarem a cabo as rupturas e as transformações de que o País precisa.
Produção nacional e valorização dos salários
O País precisa de uma política de Estado de defesa da produção nacional e do aparelho produtivo que promova a industrialização, visando a soberania e segurança alimentares, o pleno emprego e a valorização dos salários, defendeu o Secretário-geral do PCP Jerónimo de Sousa, num debate em Lisboa, dia 17, no âmbito da campanha Portugal a Produzir.
Endurecem a luta
Os trabalhadores dos transportes vão intensificar a luta, em resposta aos cortes nos salários, à eliminação de muitas centenas de empregos e à redução de serviços.
Por uma nova política
A época natalícia propiciou o pretexto para iniciativas públicas do movimento sindical unitário, em Lisboa, no Porto, em Braga, no Barreiro e em Leiria.
Aumento da energia
O aumento dos preços da energia anunciado pelo Governo é mais um golpe no depauperado poder de compra das famílias e na competitividade da economia.
As 50 medidas do Governo não resolvem a crise
É preciso não só produzir mais e melhor para vencer a crise mas também repartir melhor, porque se isso não acontecer os resultados dos acréscimos de produção vão parar essencialmente aos «bolsos» de uma minoria que especula.
Greve geral pára o país
A Grécia voltou a parar, dia 15, contra os ataques aos salários e prestações sociais. Para os comunistas, a verdadeira guerra está a começar agora: ou é o povo a ir à falência ou é o sistema político.
Contenção a Norte
Os exercícios militares sul-coreanos, com fogo real, na ilha da Yeonpyeong foram uma «provocação» a que Pyongyang se absteve de responder, que estará disponível para aceitar o regresso dos inspectores da AIEA ao país.

 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR