quinta-feira, 10 de março de 2011

Hoje há Avante!

  DESTAQUES: 
90 anos de futuro
Com casa cheia e um caloroso ambiente de alegria e confiança, o PCP iniciou sexta-feira à noite, na Aula Magna da Universidade de Lisboa, a celebração do 90.º aniversário da fundação do Partido. Lembrando e honrando um passado glorioso, o comício-festa foi vigorosamente apontado às batalhas do presente e à construção de melhor futuro.
Pescadores respondem a nova ameaça
No dia 25 de Fevereiro, em mais de 60 embarcações, pescadores de ambas as margens do Tejo partiram da Trafaria e concentraram-se em Pedrouços, para repudiarem o novo Código Contributivo da Segurança Social, em vigor desde 1 de Janeiro. Armadores da pesca artesanal e costeira poderão ter de abandonar a actividade.
Luta deu frutos
A administração da cimenteira Secil abandonou a intenção de congelar salários, enquanto os mineiros da Panasqueira conquistaram uma actualização de 2,5 por cento na tabela salarial para 2011 e um novo subsídio.
Populações sem ajuda
Um ano depois da tragédia que se abateu sobre a Madeira há populações que ainda não receberam a ajuda necessária à reconstrução das habitações e à salvaguarda da segurança de pessoas e bens.
Direitos arrasados
Após a brutal redução de salários, pensões e prestações sociais, o governo romeno quer agora desmantelar a legislação laboral. Sindicatos admitem recorrer à greve geral em defesa dos seus direitos.
É pela luta que as mulheres defendem os seus direitos
O PCP vai promover, no dia 28 de Março, uma Audição Parlamentar sobre os direitos de maternidade e paternidade, na qual pretende recolher diversos testemunhos de mulheres trabalhadoras e as opiniões das diversas organizações – sindicatos, associações de mulheres, entre outras – ao mesmo tempo que prosseguirá a sua iniciativa legislativa nesta área.
Cerco imperialista
A NATO procedeu, sexta-feira, dia 4, a exercícios militares no Mediterrâneo. O seu secretário-geral, Anders Fogh Rasmussen, disse que as manobras têm como objectivo acautelar «qualquer eventualidade».

 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR