quinta-feira, 24 de março de 2011

Hoje há Avante!

  DESTAQUES: 
Mudança profunda nasce na luta
No sábado, dia 19, durante mais de três horas, o centro de Lisboa foi fechado ao trânsito e as principais vias encheram-se com muitos milhares de trabalhadores, que responderam ao apelo da CGTP-IN e fizeram do «dia de indignação e protesto» a maior manifestação realizada no País depois da greve geral de 24 de Novembro. A resposta ao novo PEC deu mais força à exigência de profunda mudança de rumo, na política nacional e na União Europeia. Para isso, a luta vai continuar.
Guerra de agressão imperialista
Oito anos depois do início da invasão e ocupação do Iraque, as forças imperialistas lideradas pelos EUA, Grã-Bretanha e França lançaram uma agressão contra a Líbia. Para o PCP (ver nota da Comissão Política) este é um ataque a um país soberano motivado pela cobiça dos recursos energéticos do território e que desencadeará «ainda maior instabilidade em toda a região do Magrebe e Médio Oriente».
PCP tem soluções
Com o PCP é possível «sair do atoleiro em que a política de direita conduziu o País», disse Jerónimo de Sousa em Mora, acusando o Governo de apenas saber impor sacrifícios e mais exploração ao País e a quem trabalha.
Mais do mesmo
O PCP rejeita em absoluto o PEC IV, advertindo que os portugueses vão «ficar pior», com «mais injustiça social, mais atraso económico, mais recessão e mais desemprego». As contas públicas devem ser corrigidas, diz, mas a partir do crescimento da economia e da criação de emprego.
Austeridade agrava a crise
A Grécia afunda-se na recessão económica e os cofres do Estado estão cada vez mais vazios, apesar das medidas de austeridade que vêm sendo aplicadas há mais de um ano. Em 2010 a economia regrediu 4,5 por cento e o desemprego subiu para 12,9 por cento.
Três fortunas à portuguesa
São 6380 milhões de euros, o equivalente a quase 3,6% do produto interno bruto nacional.
Esta é a soma das fortunas dos três homens mais ricos de Portugal, que cresceram 1,4 mil milhões em 2010, apesar da crise.
A Américo Amorim e a Belmiro de Azevedo juntou-se Alexandre Soares dos Santos na lista dos multimilionários da Forbes.
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR