quinta-feira, 24 de junho de 2010

Hoje há Avante!

 
DESTAQUES: 

Saramago, a luta continua!
Nos diversos passos da homenagem que constituiu o funeral de José Saramago, o Prémio Nobel da Literatura foi aclamado por multidões de amigos e camaradas que entenderam a mensagem da sua obra de escritor comprometido com a sua época e com as lutas travadas pelos trabalhadores da sua Pátria. O grito de Saramago, a luta continua! cobriu protocolos e deu a verdadeira dimensão, que perdurará, da ligação popular aos seus livros.
Desfiles do PCP em Lisboa, Évora e Porto

Na rua contra as injustiças
Num momento em que PS, PSD e CDS-PP, ao serviço dos grupos económicos e financeiros, comprometem o futuro do País e atacam o regime democrático, o PCP realizou nos dias 17, 18 e 19 de Junho, desfiles em Lisboa, Évora e Porto, em defesa do emprego, da produção nacional, da justiça social, da soberania nacional e por uma política patriótica e de esquerda. «Este é o sinal de que esta luta continuará com a força, a irreverência e a combatividade da juventude, porque esta é também uma luta em defesa dos direitos das gerações futuras.»
Álvaro Cunhal
Cadernos da Prisão
Com este número é posto à venda o CD Cadernos da Prisão, apresentado na sessão evocativa dos 60 anos do julgamento de Álvaro Cunhal.

Enfermeiros
Greve nacional
Os enfermeiros estiveram em greve no dia 18 e manifestaram-se em Lisboa contra as imposições salariais e garantiram o prosseguimento da luta.

Debate de urgência
Saúde mais cara
O PCP acusou o Governo na Assembleia da República de promover restrições e cortes cegos nos serviços de saúde e de transferir verbas para os privados.
Atalaia, vinte anos depois

Uma grande conquista do colectivo partidário
Quando a 8 de Setembro de 1989 abria a 13.º Festa do Avante!, realizada na Quinta do Infantado, em Loures, já o Partido havia adquirido, três dias antes, o terreno da Quinta da Atalaia. Era seguro. A Festa do Avante! de 1990 seria na margem esquerda do Tejo; mudar-se-ia de armas e bagagens para a Amora, no concelho do Seixal.
Grécia
Nova greve geral
Os principais sindicatos do sector público e privado convocaram para o próximo dia 29 uma paralisação de 24 horas em protesto contra os novos projectos de reforma da segurança social e do mercado de trabalho.
Afeganistão
Violência aumenta
Os ataques com engenhos explosivos quase que duplicaram no Afeganistão no último ano. Os dados divulgados pela ONU desmentem a propaganda ocupante, que fala em progressos «lentos mas firmes» no terreno.
VER ÍNDICE
 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR