quarta-feira, 15 de junho de 2011

Ainda o artigo de Pezarat Correia ou... deixem-me fazer de advogado do diabo

Com uma explicação sobre prazos de recepção e decisão, o DN afinal publicou hoje o curto artigo de opinião do Brigadeiro Pezarat Correia em que este, com base em factos e atitudes verdadeiros de natureza política, ou seja a anos-luz de algumas detestáveis insinuações de Ana Gomes, sustenta que Paulo Portas não devia voltar a ser ministro.

Andou bem o DN e só se honra com isso até porque o artigo encaixa em padrões que, em regra, a imprensa proclama como integrando os seus critérios: é polémico e foge à reverência que normalmente se segue em relação aos vencedores de eleições, invoca factos e declarações passadas do visado que não podem sofrer contestação e é subscrito não apenas por alguém que é um «militar de Abril» mas, acima disso, é uma personalidade com prestigio cívico e importante labor intelectual.

Dito isto, só me resta pedir aos leitores que, por uma vez, consintam que eu faça de advogado do diabo.

É que, tendo no essencial razão, creio que o estimado Brig. Pezarat Correia não teve em conta um elemento: de facto. penso que não devíamos esquecer que, num tempo em que as ameaças externas sobre a soberania do país são tão densas, não é dispiciendo ter como Ministro dos Negócios Estrangeiros ou da Defesa Nacional alguém que levou o Portugal a uma fantástica vitória militar e naval em Peniche Square contra a grande armada abortista do almirante Nelson.

 
RESISTIR POR UM MUNDO MELHOR