O Tribunal Penal Internacional (TPI) concluíu que «existem fundamentos razoáveis para acusar Kadhafi por crimes contra a humanidade» - e passou o respectivo mandado de captura.
Trata-se de uma conclusão da qual podemos dizer, como se diz da pescada, que antes de ser já o era...
Estou certo de que ninguém, no planeta, esperava outra coisa, sabendo-se o que é e para que serve o TPI e o que são e para que servem os «juízes» que o compõem, a começar pelo seu procurador-geral, Luís Moreno-Ocampo.
A conclusão do TPI foi saudada pelos «rebeldes» que - cada vez mais mercenários - «a festejaram em Bengazi, disparando para o ar», todos satisfeitos.
Resta saber, agora, «quem executa o mandado de captura» - isto é, quem prende o Kadhafi e o entrega aos «juízes»do TPI - também eles cada vez mais mercenários.
Esse parece ser, aliás, o grande problema que se coloca.
Senão vejamos: infelizmente para o TPI, os «rebeldes» dizem não ter condições para executar a tarefa: festejar com disparos para o ar, sim senhor, nisso são bons;
disparar para o ar e festejar as bombas com que a NATO «protege os civis», matando-os, sim, senhor, isso também é com eles;
festejar, com disparos para o ar, as declarações do Obama sobre a necessidade de mais e mais bombas, isso então nem se fala;
- mas prender Kadhafi é um pouco mais complicado... é coisa que não se consegue com aquilo que é a especialidade dos «rebeldes»: festejar, disparando para o ar...
Por seu lado, os especialistas, comentadores & analistas - obviamente mercenários - dizem que assim não vamos lá...
Com isso querem dizer que as bombas de urânio empobrecido e o impedimento da entrada de víveres e medicamentos, por muitos civis que matem - esfacelados, à fome ou por falta de tratamento - não são suficientes para que o mandado de captura seja executado.
Resta então, dizem, a solução final: a invasão da Líbia: cidade a cidade, aldeia a aldeia, rua a rua, casa a casa... até chegarem à casa de Kadhafi.
Aí chegados, entregam-lhe em mão própria o mandado e entregam-no aos gulosos «juízes» do TPI - que o julgarão e condenarão a uma pena que foi decidida no dia em que Obama decidiu que Kadhafi deveria ser preso por crimes contra a humanidade, entregue ao Tribunal Penal Internacional, julgado e condenado.
Isto é o que está previsto - e como se vê está tudo previsto...
O futuro dirá se o previsto se confirma.
Ou não.